A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Gestão da Administração (SUGAD), iniciou nesta quinta-feira (20) o terceiro módulo do “Curso de Atualização em Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde”. As aulas são direcionadas aos diretores e gestores dos hospitais da rede estadual e acontecem na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Esse curso é uma iniciativa muito importante e fundamental para termos uma gestão integrada, participativa, organizada e com resultados cada vez mais promissores. Essa é uma oportunidade onde os diretores e suas equipes podem aprimorar seus conhecimentos em gestão, compartilhando experiências exitosas que podem ser compartilhadas para termos melhores resultados”, afirma Jefferson Campelo, superintendente da SUGAD.

Entre os assuntos discutidos nesta etapa da capacitação estão questões relacionadas à auditoria e regulação hospitalar. O tema foi apresentado por facilitadores da MV Sistemas, uma healthtech brasileira que trabalha há mais de 35 anos com tecnologias que focam na transformação da saúde digital, criação de soluções de gestão integradas para hospitais, clínicas, operadoras, centro de medicina diagnóstica, rede pública de saúde e pacientes.

“Esse é um evento importante para todos os gestores. Iremos trazer na nossa agenda a apresentação dos sistemas de regulação e controle do Samu. É um grande passo que o estado está dando em integrar toda a rede pública hospitalar. Com essa capacitação, isso vai se consolidar mais ainda”, disse Hágara Barbosa, diretor de mercados e clientes da empresa.

Por sua vez, Danielle Hornnardt, gerente de projetos e saúde pública da MV Sistemas, apresentou a importância da integração dos sistemas para melhorar o atendimento aos pacientes. “O objetivo é demonstrar aos participantes do curso como uma rede integrada pode facilitar na questão da gestão, inclusive dos recursos públicos, conseguindo localizar melhor esse paciente, tendo uma base e sistema integrados”, destacou.

O terceiro módulo do curso, organizado pela Escola de Saúde Pública (ESP), será concluído nesta sexta-feira (21) e ainda deve abordar temas como hotelaria em ambiente hospitalar, gestão hospitalar, vigilância em saúde e segurança do paciente. O intuito é que os diretores dos hospitais estaduais desenvolvam novas competências que melhorem os serviços prestados em cada unidade, tanto na área técnica como na área social.