A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Gestão da Administração (SUGAD), iniciou nesta quinta-feira (3) o quarto e último módulo do “Curso de Atualização em Gestão Hospitalar e Qualidade em Serviços de Saúde”. Nesta etapa, os participantes discutiram, entre outros assuntos, a acreditação das unidades de saúde da rede pública estadual. 

A acreditação é um processo que visa a certificação de qualidade da instituição de saúde, de acordo com padrões e requisitos definidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA). As aulas sobre o processo de acreditação, que asseguram as práticas de qualidade, gestão e assistência à saúde são aceitáveis, foram ministradas por Tatiane Santana, do  Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). 

“Podemos abordar um pouco junto com os participantes dos hospitais do estado do Piauí sobre a importância da acreditação nos serviços públicos, como ela pode agregar valores e ser importante no dia a dia da gestão, em busca de melhores resultados e em busca da segurança do paciente. Espero voltar no futuro e reencontrar os gestores com instituições acreditadas”, disse a palestrante. 

A importância do tema também foi debatida na apresentação de Mariela Ribeiro, enfermeira do qualidade do Vilar Hospital de Olhos. “Foi extremamente importante compartilhar com os gestores da rede estadual essa temática, para que eles entendam a relevância disso na segurança e implantação dos processos voltados para a assistência segura aos pacientes”, destacou.

O intuito do curso é que os gestores dos hospitais desenvolvam novas competências que melhorem os serviços prestados em cada unidade, tanto na área técnica como social. “Pode parecer um sonho distante, mas creio que essa é uma realidade, podemos ter os hospitais da rede pública estadual acreditados. Isso será um grande desafio para todos nós da Sesapi”, concluiu o superintendente da Sugad, Jefferson Campelo.

Além da melhoria contínua da segurança do paciente e dos resultados assistenciais, a acreditação dos hospitais também proporciona outros benefícios significativos para a gestão, como a diminuição de erros que possam aumentar gastos e retrabalho. Além disso, esse trabalho proporciona uma maior integração entre os setores e os processos, maior controle e organização dos resultados.