O número de cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV) cresceu 44,3% no mês de julho em relação ao mesmo período do ano passado. Foram realizados 1.565 procedimentos no mês, enquanto julho do ano passado fechou com 1.085. Os dados são do Relatório do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS) do HGV.

De acordo com Nirvania Carvalho, diretora-geral do HGV, graças aos investimentos realizados no centro cirúrgico pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foi possível alcançar esse resultado.

“Houve investimentos em insumos/equipamentos e a ampliação do número de profissionais das equipes cirúrgicas, o que tornou possível aumentar a capacidade de atendimento, que seguem os Protocolos de Cirurgia Segura”, pontua a gestora.

Para o coordenador do Centro Cirúrgico do HGV, Ronaldo José, outro ponto importante para números tão positivos são os procedimentos  realizados aos finais de semana pelo hospital, como parte do Programa do Governo Estadual Saúde em Dia, que tem por objetivo acelerar as cirurgias eletivas no Piauí e reduzir tempo de espera.

“No próximo sábado e domingo, por exemplo, estão programadas várias cirurgias em diversas especialidades médicas. Com isso, estamos conseguindo transformar a fila de espera em resultados sólidos”, conclui o coordenador.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, além do HGV, vários hospitais do estado estão acelerando as cirurgias.

“Estamos trabalhando para reduzir cada vez mais o tempo de espera por uma cirurgia em nosso estado. Esse é um dos objetivos do Programa Saúde em Dia”, afirma.