A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Promoção da Equidade em Saúde, realiza na próxima terça e quarta-feira a capacitação: "Acolhimento e Cuidado Humanizado em Saúde no Ambulatório Trans Makelly Castro”, localizado no Ambulatório Azul do Hospital Getúlio Vargas (HGV). 

A capacitação é voltada para os funcionários do ambulatório e gestores públicos relacionados ao serviço, buscando melhorar a qualidade do atendimento disponibilizado para a população trans no serviço de saúde. O evento é realizado em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos  (SASC) e movimentos sociais.

A capacitação acontecerá no horário de 8h30 às 12h30, no Auditório do Hemopi, sendo optativa a participação dos profissionais entre os dois dias, pois a mesma programação será trabalhada em cada um deles. Entre os pontos abordados, o cenário demográfico, epidemiológico e nutricional de pessoas trans, construção do protocolo de atendimento para esse público, além da apresentação dos direitos das pessoas trans, relatos de vivência e as expectativas para com o ambulatório.

“Essa capacitação visa melhorar o atendimento e acolhimento da população trans, que é uma população fragilizada e vulnerabilizada que precisa de um serviço de atendimento específico em saúde. Entre os momentos, também daremos um ponta pé inicial na criação de um protocolo de atendimento especial para essa população, buscando suprir as necessidades quando chegam ao serviço”, fala o coordenador.

Filipe Silva, coordenador de equidade da Sesapi, destaca a importância da participação de todos os profissionais que atuam no ambulatório na capacitação.