Com o objetivo de traçar estratégias para diminuir a incidência dos casos de Leishmanioses, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Vigilância em Saúde e em parceria com o CIATEN, reuniu gestores de 15 municípios do Piauí, nesta terça-feira(29), Dia em Alusão ao Mês de Visibilidade da Leishmanioses.

Nos últimos cinco anos foram notificados no estado 1.039 casos de Leishmaniose Visceral e 337 de Leishmaniose Tegumentar. “Nós chamamos esses gestores para traçar um plano de ação e buscar estratégias de diminuir a incidência desses casos, além de atualizá-los sobre os protocolos de atendimentos para os pacientes acometidos pela doença”, destaca a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Ester Miranda.

Estavam presentes no encontro coordenadores da Regionais de Saúde, técnicos e secretários municipais das cidades de Antônio Almeida, Avelino Lopes, Barras, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristino Castro, Curimatá, Lagoa do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Nossa Senhora dos Remédios, Pavussu, São Pedro do Piauí, Regeneração, Bocaína e Teresina.

Estes municípios além de apresentar maior incidência da doença também participaram do programa do encoleiramento canino, que visa ao combate a Leishmaniose Visceral com a aplicação de coleiras caninas impregnadas com inseticida Deltramina, que repele a aproximação do vetor de transmissão da doença no animal, protegendo o cão e consequentemente o ser humano.

“Esperamos que após a incorporação das estratégias debatidas neste dia e a troca de experiências de todos os envolvidos, possamos seja observada a redução do coeficiente de incidência dos casos”, pontua a gerente.