O governador Rafael Fonteles inaugurou nesta quarta, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a primeira ampliação do Programa Piauí Saúde Digital. A iniciativa, que já funciona no município de Piripiri, agora chega a Lagoa de São Francisco.

O programa irá disponibilizar telemedicina em dez especialidades médicas nas três unidades básicas de saúde (UBS) do município, além de equipamento de eletrocardiograma ECG em uma unidade básica.

Os exames serão realizados por profissionais de saúde locais e os laudos serão emitidos por médicos especialistas, por exemplo, à distância, sem perda de informações por meio da integração e interoperabilidades entre os sistemas federal, estadual e municipal. “As comunidades terão acesso a dez especialidades médicas sem precisar sair daqui”, afirmou Rafael.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campêlo, destacou a importância da telessaúde para a população. “As três UBS daqui estão equipadas com uma sala para a telessaúde, caso o paciente venha e precise passar por esse tipo de consulta, tanto consultas com o clínico geral, como consultas com especialistas”, afirmou.