A Secretaria Estadual da Saúde do Piauí (SESAPI) concluiu nesta sexta-feira (01) o Mapa Estratégico para os anos de 2024 a 2027, um marco importante na busca por fortalecer a gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS). Este projeto, coordenado pelo Grupo Técnico de Trabalho do Projeto de Apoio ao Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS (PGFSUS), envolveu representantes das áreas estratégicas da SESAPI, do Conselho Estadual de Saúde do Piauí e contou com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O principal objetivo deste projeto é promover ações e serviços para a atenção integral à saúde, por meio da Rede de Atenção à Saúde resolutiva, além de buscar uma gestão eficiente dos recursos e desenvolvimento regional baseado nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na valorização do controle social.

O Mapa Estratégico é uma etapa preliminar crucial para a elaboração do Plano Estadual de Saúde e está alinhado com os objetivos e diretrizes do Plano Plurianual de Saúde para o mesmo período, assegurando a coerência entre os planos governamentais e os demais Instrumentos de Planejamento do SUS.

De acordo com Clécio Lopes, Gerente de Planejamento da SESAPI, o Mapa Estratégico se baseia em cinco perspectivas de relevância estadual para a saúde, os resultados para a sociedade, governança e regionalização, gestão e inovação tecnológica e sustentabilidade, economia e finanças.

Clécio Lopes enfatizou que a área de Planejamento da SESAPI está atualmente finalizando o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 e consolidando informações junto às áreas técnicas para a elaboração do Plano Estadual de Saúde. “Este Mapa Estratégico representa um passo significativo na busca por uma saúde pública mais eficaz e acessível no estado do Piauí, alinhado com os princípios e diretrizes do SUS, e coloca o estado em uma posição mais forte para enfrentar os desafios futuros na área da saúde”, conclui.