A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis (IST), realiza nos dias 14 e 15 de setembro uma capacitação dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O curso será ministrado por técnicos do Ministério da Saúde. O evento, hoje, acontece até às 17h na sede do Data/SUS, localizado na Rua Magalhães Filho, 519, Centro/Norte. Na sexta a capacitação vai até 12h.

O curso será realizado no laboratório do DataSUS, localizado no Centro de Teresina, nos turnos manhã e tarde. “Esse treinamento será presencial e teremos tanto aspectos da parte teórica como questões mais práticas. A parte prática será as análises das fichas de notificação”, explica Karina Amorim, coordenadora de IST da Sesapi. 

A iniciativa visa a proporcionar uma maior qualidade dos dados referente a transmissão do HIV e da sífilis no Piauí, capacitando os profissionais que realizam essas atividades diretamente no sistema. O intuito é que, com essas informações qualificadas, o estado obtenha a certificação da eliminação da transmissão vertical dessas doenças. 

O curso de capacitação será semelhante à realizada com os membros do Comitê de Investigação da Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis. “Nessa etapa estamos priorizando as cidades que contam com o serviço do CTA/SAE e que possuem mais casos de HIV e sífilis”, pontua Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi.