A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) realizou nesta terça-feira (19), uma oficina sobre o Microplanejamento para atividades de Vacinação de Alta Qualidade no Território da Serra da Capivara. O evento teve como objetivo qualificar os coordenadores da Atenção Primária, de imunização, da Gerência Regional de Saúde e apoiadores focais, capacitando-os para que possam replicar as oficinas junto aos municípios.

A Coordenadora de Gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) do Estado, Rosane Santana, enfatizou a importância desse treinamento e explicou que o microplanejamento é uma estratégia que começa nos municípios e se estende até o nível nacional.

"O microplanejamento tem início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as responsáveis por operacionalizar as estratégias e ações de vacinação para atingir a população-alvo. O estado, e também o nível nacional, têm a responsabilidade de planejar estrategicamente para garantir que as atividades de vacinação ocorram com o máximo desempenho e atinjam as metas estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que é de alcançar 95% de cobertura", destacou a coordenadora.

A ação realizada é resultado da oficina de microplanejamento promovida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS). Esta capacitação visa aprimorar a infraestrutura e a logística relacionadas à vacinação, garantindo que a campanha de multivacinação, programada para acontecer entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro no Piauí, seja um sucesso. O Dia D da campanha está marcado para 7 de outubro, quando serão intensificados os esforços para vacinar o maior número possível de pessoas.

As ações visam garantir uma vacinação eficaz e de alta qualidade, protegendo a saúde da população e contribuindo para o alcance das metas de cobertura vacinal estabelecidas pelo Ministério da Saúde.