A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) possui mais de dez serviços disponíveis na plataforma Gov.pi Cidadão, lançada pelo governador Rafael Fonteles esta semana. Entre os serviços, informações sobre manipulação de alimentos, uso de medicamentos, saúde do trabalhador, serviços de saúde, entre outros.

Em serviços de saúde, por exemplo, o usuário do Gov.Pi Cidadão tem acesso a uma série de informações sobre como se proteger em caso de risco. Nesta área, há orientações sobre biossegurança em radiodiagnóstico médico, efeitos do raio-x, observações básicas de odontologia e doenças que podem ser adquiridas nos consultórios odontológicos.

Na aba de serviços em saúde, o usuário também tem acesso ao endereço, contato e informações sobre os principais hospitais e unidades de saúde da rede estadual que podem ser acessados em Teresina a depender do caso médico necessitado.

Hospital Getúlio Vargas (HGV):  é o maior estabelecimento de saúde pública do estado, e o único a realizar procedimentos de alta complexidade. Também oferece serviços clínicos médicos, hemodinâmica, dermatológica, ginecológica, ortopédica, nefrologia, urologia, pneumológica, otorrinolaringologia, cirúrgica, oftalmologia, neurológica, fisioterápica.

O HGV ainda conta com a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), com duas enfermarias e dez leitos. O serviço possui uma equipe especializada multiprofissional composta por neurologistas, clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Hospital Infantil Lucídio Portella: é o único hospital público do estado especializado em pediatria com atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Oferece consultas em 14 especialidades pediátricas além de outros dez serviços próprios.

Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP): referência regional para diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, a unidade se configura como o principal centro de atendimento em saúde na capital, principalmente na prevenção e tratamento de doenças como malária, dengue, leishmaniose, doença de Chagas, entre outras.

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (Nova MDER): Recém inaugurada, a unidade conta com  174 leitos de enfermaria; 30 leitos UTI Neonatal; 30 leitos UTI Neo Intermediária (UCINCO); 15 leitos UCINCA - Canguru; 20 leitos UTI Adulta; 06 leitos de Observação Pronto Atendimento; 12 leitos de quarto PPP e 06 salas do Centro Cirúrgico.

Além disso, a Nova MDER também possui banco de leite, almoxarifado, diagnóstico por imagem, gerenciamento de resíduos sólidos, nutrição, tecnologia da informação, central de material e esterilização, serviço de arquivo médico, posto de polícia e uma sala especial para o Serviço Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).

Hospital Areolino de Abreu (HAA): Unidade especializada em saúde psiquiátrica que oferece atendimento porta aberta de urgência e emergência, além de consultas ambulatoriais de psiquiatria e psicologia através do sistema de regulação.

 

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi): Primeiro banco de sangue do estado, é referenciado no SUS para o tratamento especializado para portadores de doenças hematológicas e doadores com histórico de inaptidão clínica. No ambulatório, o paciente tem acesso a consultas nas áreas de medicina clínica, hematologia, gastro-hepatologia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço Social.

O agendamento para consulta médica é através da Central de Regulação do SUS. Os demais profissionais serão agendados, caso seja necessário, por indicação do próprio corpo clínico, após o atendimento médico. Para ser atendido, o paciente precisa primeiro procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde no seu município para ser avaliado e encaminhado através da Central de Regulação ao serviço ambulatorial.

Laboratório Central (Lacen-PI):  Trata-se de um laboratório público que atende diversas demandas provenientes das regionais de saúde, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância ambiental, além de coordenar a rede de laboratórios públicos e privados que realizam análises de interesse em saúde pública, desenvolvendo atividades de controle de qualidade, supervisão, assessoria técnica e capacitações de recursos humanos.

Prevenção de quedas em Idosos

A população tem acesso ainda no Gov.pi cidadão, a informações sobre a importância de se prevenir contra quedas na população idosa. As informações são essenciais uma vez que a queda é o acidente doméstico mais sério que atinge a população idosa e a principal causa de morte acidental na população acima de 65 anos.

Entre as informações presentes na plataforma estão o que deve ser feito com o idoso que sofrer uma queda; exposição de elementos que podem influenciar e aumentar o risco de acidentes deste tipo, além de orientações sobre a prevenção de situações que podem influenciar a ocorrência de quedas.

Em caso de quedas, a orientação principal é acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para que o idoso tenha acesso aos serviços de saúde o mais rápido possível para avaliação médica. O manejo do idoso por pessoas despreparadas pode agravar a situação de saúde do paciente, por isso, pessoas que quiserem ajudar devem se focar somente em levar o idoso ao serviço de saúde.

 As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) também são uma opção para direcionar a pessoa idosa vítima de queda, uma vez que as unidades têm a capacidade de dar o primeiro atendimento a esse tipo de caso.

Entre as orientações de prevenção estão evitar o uso de medicamentos sem a indicação e orientação de um profissional da saúde, realizar uma atividade física para melhorar a força muscular, consumo de alimentos saudáveis, evitar o uso de tapetes em sua residência, colocar barras de proteção no banheiro, garantir uma iluminação adequada nos ambientes da residência, utilização sapatos adequados, como os emborrachados e que fiquem bem presos aos pés.

 

Saúde do Trabalhador

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. No Piauí, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realiza atendimento individualizado aos trabalhadores, através de equipe multiprofissional (médico do trabalho, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e assistência jurídica), de acordo com a necessidade do caso, cuja atuação se dá no sentido de estabelecer o nexo causal entre os processos/ambientes de trabalho e a saúde do trabalhador.

O CEREST Estadual dispõe ainda de uma sala de vacina, onde os trabalhadores podem ser imunizados contra a Hepatite A, Hepatite B, Febre Amarela e gripe. Existem dois tipos de Cerest: os estaduais e os regionais. Atualmente, o Piauí conta com CEREST Estadual e 4 unidades dos CEREST’s Regionais. Ainda este ano, o Estado contará com a inauguração de mais uma unidade, o CEREST Regional Entre Rios. Vacina, vigilância ambiente de trabalho para redução do risco infec rea

CEREST Estadual

Av. Pernambuco, Nº 2464 Bairro Primavera

Fone: (86) 3217.3782/

(86) 3221.1069

CEREST de Bom Jesus

Av Getúlio Vargas, 593

Bairro: Centro

Fone: (86) 3562.1563

CEREST de Picos

Rua São Vicente, Nº 325

Bairro Bomba.

Fone: (86)3422.1032

CEREST de Parnaíba

Rua Caiapós, S/N°

Bairro - Pindorama

Telefones: 3323.2175

CEREST de Uruçuí

Rua Coronel Rogerio de Carvalho S/N

Bairro: Centro

(Não dispõe de telefone fixo)

Animais peçonhentos

Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella é porta aberta para vítimas de acidentes com animais peçonhentos.   O que o paciente deve fazer até chegar ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella:

.Mantenha a Calma: Em primeiro lugar, é essencial manter a calma. O estresse pode agravar a situação.

.Lave o Local com Água e Sabão: Caso seja possível, lave suavemente o local da picada com água e sabão, mas evite esfregar, pois isso pode espalhar o veneno.

.Evite Torniquetes e Cortes: Não utilize torniquetes, cortes ou sucção no local da picada, pois essas medidas podem piorar a situação.

.Retire Joias e Roupas Apertadas: Se a picada for em uma área que pode inchar, como mãos ou pés, remova joias e roupas apertadas nessa região.

.Busque Assistência Médica Imediata: Após tomar as medidas iniciais, procure assistência médica o mais rápido possível. O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella está à disposição para tratar vítimas de acidentes com animais peçonhentos, e nossa equipe está pronta para oferecer o cuidado necessário.

No Piauí, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) também é referência no tratamento da leptospirose, uma doença grave transmitida principalmente pela urina de ratos.

- Cuidados com Ratos e Prevenção da Leptospirose:

Mantenha o ambiente limpo: A higiene é a primeira linha de defesa. Mantenha sua casa, quintal e local de trabalho livres de acúmulo de lixo, entulho e comida exposta.

Armazenamento adequado de alimentos: Guarde alimentos em recipientes à prova de roedores. Isso evita que ratos tenham fácil acesso à comida.

Elimine pontos de acesso: Ratos podem entrar em locais através de buracos e rachaduras. Certifique-se de selar essas aberturas em sua casa ou edifício.

Evite o contato com água contaminada: A leptospirose é transmitida pela urina dos ratos em água parada. Evite nadar ou entrar em contato com água de enchentes ou locais suspeitos.

Uso de equipamento de proteção: Se trabalhar em áreas propensas à leptospirose, use equipamento de proteção, como luvas e botas de borracha.

Busque ajuda médica imediata: Se você ou alguém que conhece apresentar sintomas como febre, dor muscular, icterícia (coloração amarelada da pele, olhos e mucosa) ou outros sinais de leptospirose (diarreia, vermelhidão ou hemorragia conjuntival, fotofobia, dor ocular, tosse) após possível exposição, busque assistência médica imediata.

-Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella referência no tratamento de leptospirose:

Caso a leptospirose seja diagnosticada, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) é o hospital de referência no Piauí para o tratamento dessa doença. Temos com uma equipe especializada para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes. A leptospirose é uma doença séria, mas juntos podemos reduzir o risco. A prevenção e a rápida resposta médica são cruciais.

CRITÉRIOS PARA DOAR SANGUE

O Gov.pi Cidadão também tem informações sobre doação de sangue. Veja as principais orientações:

•             Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal. O termo está disponível para impressão no site hemopi.pi.gov.br);

•             Pesar no mínimo 50 kg;

•             Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

•             Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

•             Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), incluindo alguns documentos digitais. NÃO é permitido doar sangue apresentando somente cópias ou fotos de documentos.

PASSO A PASSO PARA A DOAÇÃO DE SANGUE

O candidato à doação de sangue pode se dirigir a qualquer uma das 4 unidades do Hemopi – Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos – portando documento oficial com foto;

Cadastro (checagem de documentos e informações pessoais);

Teste do Hematócrito (mede o nível de hemoglobina no sangue, sendo que mulheres precisam do índice mínimo de 12,5 g/dl e homens 13,5 g/dl;

Triagem Clínica (Seja sincero com suas respostas nessa etapa. Tenha em mente que a segurança do paciente e a sua são prioridade);

Etiquetagem – Preparação do Kit do doador, com a padronização através de código de barras do material a ser utilizado na coleta de sangue e exames posteriores;

Coleta do sangue

Lanche

É importante que o doador permaneça pelo menos 15 minutos no hemocentro após a doação, siga as orientações pós- doação de forma correta e informe qualquer intercorrência nas 24 horas seguintes.

IMPORTANTE:

O Hemocentro não é um centro de diagnóstico, mas sim de triagem, portanto, podem acontecer casos de exames falso-positivos e o doador ser convocado a coletar uma segunda amostra de sangue para repetição de exames. A sinceridade nas respostas ao profissional da triagem clínica é essencial para a qualidade da transfusão