No cenário de cuidados de saúde, a segurança do paciente é uma preocupação fundamental. No Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), esse compromisso com a segurança do paciente mais do que uma prioridade é uma missão. Esta semana, o IDTNP dá continuidade à atenção nos cuidados e segurança do paciente com a realização da Semana da Segurança do Paciente, em alusão ao 17 de Setembro – Dia Mundial da Segurança do Paciente. O IDTNP realiza o evento anualmente com o intuito de reforçar a importância da segurança em todos os aspectos dos cuidados de saúde. Este ano o tema da campanha é “Vamos fazer ouvir a voz dos pacientes.

Hoje (21), aconteceu a mesa redonda "Comunicação Efetiva na Transição do Cuidado". A transição de cuidados, seja do hospital para casa, entre departamentos médicos ou entre profissionais de saúde, é um momento crítico onde a comunicação inadequada pode resultar em erros e, potencialmente, colocar em risco a segurança do paciente.

“Essa comunicação é muito importante para que tenhamos confiança um no outro enquanto membros de uma equipe, para que tenhamos um bom desempenho no cuidado efetivo dos nossos pacientes. E, isso passa pela comunicação com pacientes e acompanhantes também”, enfatizou Angélica Lima, diretora de Enfermagem do IDTNP.

“Temos uma tendência a falar de comunicação efetiva na transição de cuidados só para pacientes de UTI. E essa questão tem que ser posta em prática todos os dias em todos os setores dos hospitais. Porque isso evita muito problema, evita erros, então tem que ser um hábito de cada profissional”, afirmou dr José Noronha, diretor técnico do IDTNP.

Um dos processos feitos pelo IDTNP todo mês é a análise do desempenho dos processos de segurança do paciente em busca de compreender e identificar todas as oportunidades de melhorias: “Falar de comunicação efetiva é falar de trabalho em equipe. A excelência da assistência hospitalar passa pela tecnicidade e também pelo âmbito relacional, que está intimamente ligado à comunicação”, afirmou Susane Castro, coordenadora do Setor de Qualidade do IDTNP.

Outro ponto discutido são os prontuários dos pacientes. “O prontuário do paciente é uma comunicação importantíssima. Por isso estamos destacando as várias formas de comunicação dentro de uma equipe hospitalar. Temos que contar toda a história do paciente ali no prontuário para que saibamos a evolução e passemos as informações de forma correta nas trocas de plantão. Isso vai possibilitar o tratamento adequado que o paciente tem direito”, apontou Isabela Gentil, diretora de Fisioterapia do IDTNP.

Mesa Redonda: Comunicação Efetiva na Transição do Cuidado
Hoje, como parte da Semana da Segurança do Paciente, o IDTNP está realizando uma mesa redonda imperdível com o tema "Comunicação Efetiva na Transição do Cuidado". Este evento reuniu profissionais e líderes do IDTNP para discutir e compartilhar experiências sobre as melhores práticas de comunicação durante as transições de cuidados.

Vários pontos foram discutidos, como: Importância da Comunicação (explorando por que a comunicação eficaz é vital na transição do cuidado e como ela afeta diretamente a segurança do paciente); Desafios e Barreiras (Identificando os desafios comuns enfrentados na comunicação durante a transição do cuidado e discutindo estratégias para superá-los); Tecnologia e Inovação (Como as tecnologias estão desempenhando ou não um papel fundamental na melhoria da comunicação entre profissionais de saúde e pacientes); Histórias de Sucesso (Compartilhando histórias de sucesso de casos em que a comunicação efetiva fez a diferença na segurança do paciente), Envolvimento do Paciente (Explorando o papel ativo do paciente na comunicação durante a transição do cuidado e como empoderá-los pode melhorar a segurança).

“No IDTNP temo uma preocupação constante com a questão da segurança do paciente que passa por diversas pontos, desde a identificação correta do paciente, medicação e risco de queda. Hoje, estamos demonstrando que a comunicação efetiva é a chave para garantir que todos os pacientes recebam cuidados de alta qualidade, com a máxima segurança possível”, concluiu a responsável pela segurança do paciente no IDTNP Maria do Carmo Ferreira.