Os profissionais médicos que trabalham no Hospital do Mocambinho, em Teresina (PI), foram contemplados com um novo treinamento promovido pela Educação Continuada da Unidade. Trata-se do curso sobre interpretação prática do eletrocardiograma, para atendimento em urgência e emergência, sobre as principais doenças cardíacas que se apresentam em um pronto socorro.

 

Todos os 32 médicos que atuam no Hospital participam da ação, dividida em quatro aulas e com um total de oito horas de conteúdo; sendo ministrado, de forma online, pelo médico da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG), Dr. Douglas Cavalcante.

 

A iniciativa vai ao encontro da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio, implementado pelo Ministério da Saúde e que conta com uma série de estratégias para aprimorar o atendimento e tratamento para combater essa que é a principal causa de morte no país, uma doença silenciosa que mata, em média, 114 mil brasileiros por ano.

 

“Combater o infarto é um tema bastante sensível ao Estado do Piauí. A Sesapi está construindo uma rede de atendimento a Síndromes Coronarianas, que começará a operar em breve e os medicamentos trombolíticos ficarão disponíveis para serem ministrados. Por conta disso, é de fundamental importância que nossos profissionais estejam altamente capacitados”, revela o diretor clínico do Hospital do Mocambinho, Dr. Aristóteles Moraes.

 

Vale ressaltar, ainda, que para realizar treinamentos como este, geralmente os médicos assumem para si os custos, que costumam ser elevados. Mas, neste caso, o treinamento está sendo ofertado para os médicos da Unidade Integrada do Mocambinho sem que eles arquem com qualquer despesa, de forma inteiramente gratuita para os participantes.

 

“A educação continuada não traz benefícios apenas aos colaboradores, mas também para o usuário que está na ponta e que vai receber um atendimento de nossos profissionais de forma mais qualificada, aumentando a confiança do trabalho da equipe e gerando maior satisfação dos pacientes”, complementa o diretor da Unidade, Helder Meneses.

 

O Hospital do Mocambinho é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Sesapi, através de contrato de gestão junto ao Governo do Estado do Piauí.