O Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante, localizado no município de Corrente, realizou um total de 54 cirurgias no último final de semana, entre procedimentos eletivos e emergenciais. 

Além da população de Corrente, a ação beneficiou pacientes de outras cidades da Sul do estado. Ao todo foram 29 cirurgias ginecológicas e gerais, seis cesarianas, uma laqueadura, duas cirurgias de túnel do carpo e 16 ortopédicas. 

Esse número é resultado do programa Saúde em Dia, lançado no último mês de março pelo Governo do Piauí. A iniciativa tem como objetivo zerar a fila de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera nos hospitais da rede estadual.

“Nossa meta é acelerar cada vez mais o número de procedimentos realizados em todo o estado”, destaca Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Até o momento, nove hospitais zeraram a fila de cirurgias eletivas. Além disso, o programa Saúde em Dia tem o objetivo de acelerar outras ações da saúde, como vacinação e implantação de novos serviços em hospitais estaduais.