A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, na manhã desta quinta-feira (28), a 3° Oficina presencial de Construção do Plano Estadual de Saúde, que tem por objetivo fortalecer as ações da Sesapi em todos os territórios de desenvolvimento do estado. A oficina tem apoio do Hospital Oswaldo Cruz e contou com a presença de representantes de todas as áreas técnicas da Sesapi e representantes do Conselho Estadual de saúde, visando um processo integrado de elaboração do plano. O evento aconteceu no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Para Clécio Moreira, diretor da Unidade de Planejamento da Sesapi, a presença de todas as áreas da secretaria permite um trabalho mais coeso e abrangente, que permite compreender melhor as questões e problemáticas da área da saúde nas regiões do estado.

“Nesta oficina serão trabalhadas as diretrizes, objetivos e metas do Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos, período de quatro anos vigência do plano. A presença de todos esses representantes permite um planejamento mais integrado e alinhado as diversas necessidades da saúde do estado”, coloca o diretor.

A Capacitação utilizará a metodologia do Balanced Scorecard (BSC), que busca melhorar o desempenho organizacional, e do Planejamento Estratégico Situacional. “Este é um processo denso, mas a presença integrada dos diversos setores da secretaria leva a clareza para as principais necessidades a serem trabalhadas além de definir responsabilidades, permitindo que todo esse momento tenha um resultado mais positivo para a gestão da saúde do estado”, explica a Consultora do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Rosana Ferro.

A oficina contou ainda com a presença da vice-presidente do conselho estadual de saúde, Elizabeth Fernandes, que colocou a importância da presença do conselho na discussão do planejamento, uma vez que como órgão fiscalizador dos serviços de saúde, é essencial observar os impactos positivos que cada ponto do plano levará para a população.

“A presença do conselho nessa oficina traz para o planejamento integrado a presença do controle social. O controle social é essencial para fiscalizar e avaliar se ações da secretaria de saúde estão contemplando os usuários, principal público dos serviços propostos no planejamento”, explica a vice presidente do Conselho Estadual de saúde do Piauí, Elizabeth Fernandes.