A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), realizou capacitação de controle da Tuberculose e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/HIV e Sífilis nos dias 04 e 05 no município de Bom Jesus.

A capacitação é voltada aos profissionais de saúde da Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica e da área hospitalar, do Território Chapada das Mangabeiras, que contempla 21 municípios.

Segundo Karine Amorim, coordenadora de Doenças Transmissíveis do Estado, o objetivo é qualificar os profissionais de saúde que atuam em todos os níveis de atenção sobre as novas metodologias de diagnóstico, com a perspectiva de proporcionar qualidade na assistência.

“Com a capacitação, os profissionais poderão detectar precocemente casos de Infecção Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose de forma precoce, reduzindo a cadeia de transmissão das doenças, a melhoria da vigilância epidemiológica e, consequentemente, a melhoria dos indicadores epidemiológicos e operacionais”, destaca.

Arthur Maia Camelo, coordenador da ação, fala do apoio e mobilização da 13ª Coordenação Regional de Saúde de Bom Jesus. “A capacitação aconteceu no Território das Chapadas das Mangabeiras para os 21 municípios, sobre o controle da Tuberculose e Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/HIV e Sífilis, realizada pela coordenação de Doenças Transmissíveis da Sesapi com apoio da 13ª Regional de Saúde de Bom Jesus no qual estiveram presentes os municípios do Território e os técnicos dos Hospitais Regionais de Bom Jesus e Curimatá”, explicou.