O Caminhão da Mamografia realizou atendimento em detentas e servidoras da Penitenciária Feminina de Teresina nesta sexta-feira (20). Ao todo, a ação possibilitou a realização de 41 exames especializados de prevenção ao câncer de mama.

A iniciativa integra um projeto do Governo do Piauí que, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que tem levado unidades moveis completamente equipadas para atender mulheres com idades entre 40 e 69 anos em todas as cidades piauienses. 

“Já percorremos 145 municípios e já realizamos cerca de 55 mil exames de mamografia. Essa ação é importante, dentro do Outubro Rosa, para realizar o rastreio do câncer de mama”, afirmou Ana Maria Queiroz, assessora técnica da Diretoria de Regulação, Auditoria, Controle e Avaliação da Sesapi.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) e será repetida em outras unidades prisionais. Na próxima segunda-feira (23), o Caminhão da Mamografia atenderá internas da Penitenciária Feminina Adalberto de Moura Santos, em Picos.

“A importância desse exame é de grande valor, pois vamos fazer o rastreio e prevenir o câncer de mama nas internas. É uma ação inédita e estamos prontos para mais parcerias para nas outras unidades prisionais”, disse Jackelene Menezes, gerente de saúde prisional da Sejus-PI. 

Outubro Rosa

Só durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, os Caminhões da Mamografia irão percorrer 21 municípios. 

Para ter acesso ao serviço do Caminhão da Mamografia, as mulheres devem procurar a atenção básica do seu município, para conseguir agendar o atendimento e serem encaminhadas para a realização do exame.