O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) recebeu, pela primeira vez, a certificação de referência no Programa Avançado de Avaliação Externa de Qualidade em Imuno-Hematologia da Associação Brasileira de Hemoterapia e Hematologia (ABHH). Além disso, pelo 6° ano consecutivo, o hemocentro comprovou a excelência máxima na coleta, processamento e distribuição de hemocomponentes, recebendo mais um certificado de Elite da mesma associação.

Obter essa certificação de referência é um processo difícil, que exige uma proficiência ainda maior nos processos técnicos e poucos hemocentros no Brasil a alcançam. “Cada certificação é fruto do trabalho diário, muitas vezes árduo, de todas as equipes que compõem o corpo técnico desta instituição. Significa que o ciclo do sangue, que inicia com a doação e finaliza com a transfusão, é seguro e de excelente qualidade”, explica o supervisor do laboratório de Imuno-Hematologia do Hemopi, Pedro Afonso Sousa. 

Os critérios utilizados pela ABHH para emissão dos Certificados se baseiam nas avaliações práticas realizadas no período de um ano, referentes aos testes de classificação sanguínea e sistema Rh (Sistema ABO-Rh), Pesquisa de Anticorpos Irregulares e Teste de Coombs Direto, sendo que o Hemopi obteve 100% de acertos. São exames que verificam a compatibilidade ou não entre o sangue do doador e o do paciente que precisa da transfusão.

O Programa de Controle Externo em Imuno-Hematologia é aplicado em todos os hemocentros cadastrados pela ABHH. “Alcançar e manter a certificação ano após ano mostra que o Hemopi trabalha dentro dos padrões técnicos da qualidade do sangue exigidos pelos órgãos fiscalizadores e que o serviço prestado à população do nosso Estado é de confiança”, afirma o diretor geral do Hemopi Rafael Alencar.