A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta segunda-feira (23) uma reunião com todas as áreas técnicas para discussão do banco de dados Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual do SUS do Piauí (Cieges-PI). 

A ferramenta, que tem por objetivo organizar e disponibilizar dados consolidados da saúde pública para os gestores por meio de painéis dinâmicos e individualizados, será integrada ao Cieges do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

"Estamos trabalhando a base de dados do Cieges, que vai ser o repositório de dados de forma qualificada. Vamos trabalhar o indicador de cada área técnica com a sua ficha  de qualificação”, destaca Edivone Benevides, técnica do Cieges-PI. 

Após a organização dos primeiros dados, a Sesapi disponibilizará ao público externo uma plataforma alimentada em tempo real. Além da divulgação das ações, a ferramenta funcionará como um painel estratégico para tomada de decisões. 

"Será uma plataforma única, com todos os indicadores, para acompanhar em conformidade com o plano de governo, PPA e ações estratégicas da Sesapi para intervir na melhoria desses indicadores. Teremos um salto na qualidade de gestão”, conclui a técnica.

Os técnicos envolvidos no planejamento do Cieges-PI passaram recentemente por um treinamento, com uma equipe do Conass.