A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera de Teresina realizou, na noite desta segunda-feira (23), um Luau de conscientização sobre o Outubro Rosa. Durante o evento foram realizadas ações com dinâmica sobre o câncer de mama, roda de conversa, dicas cd como realizar o autoexame de mama e um momento com música ao vivo.

“A Casa é uma unidade de cuidado peri-hospitalar, são unidades de atenção ao parto e nascimento, que acolhe e orienta as usuárias que necessitam de acompanhamento médico, mas não precisam estar internadas numa unidade hospitalar”, explica Luziane Nogueira, coordenadora da Casa.

Atualmente, o local, que é uma extensão da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), abriga 15 puérperas que estão com seus bebês internados nas UTINs e Ucinco da Maternidade Evangelina Rosa.  

A capacidade é de 17 mulheres, sejam elas gestantes, em cuidados que não precisam de internação hospitalar, ou mulheres que tiveram filhos prematuros internados e que precisam ficar em contato com seus bebês, bem como, ainda, as que tiverem recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

Inaugurada em outubro de 2016, a Casa da Gestante foi criada para acolher, orientar, cuidar e acompanhar gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que necessitam de observação diária, mas não precisam permanecer no ambiente hospitalar. Funciona como um ambiente que é uma interfase entre a residência da paciente e o setor hospitalar, possibilitando assim, uma assistência para as pacientes que não estão no perfil de uma internação, mas, que precisam de monitoramento com toda assistência médica adequada com equipe multidisciplinar 24 horas.

A CGBP está localizada na Avenida São Raimundo, nº 818, Bairro Piçarra, zona Sul de Teresina, (próximo ao Mercado da Piçarra).