A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho (UIM) recebeu a visita de membros do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), do Ministério Público, para discutir parcerias como a inclusão do projeto “Juntos Renovando Vidas” no local. A equipe conheceu a estrutura física e de pessoal da Unidade.

O projeto “Juntos Renovando Vidas” objetiva fomentar a integração das redes de atenção à saúde para promover a reabilitação psicossocial de pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas. Na oportunidade, a representante do MPPI, Karla Daniela Carvalho, explicou a importância da união de forças entre instituições na busca pela otimização da reabilitação psicossocial dos pacientes e que tais parcerias são importantes para melhorar a resolução da reabilitação psicossocial, enfatizando que a dependência química é uma doença crônica que necessita de abordagem multifatorial para promover uma mudança de vida.

“É necessário trabalhar para restabelecer os vínculos familiares, promover oportunidades de trabalho e restabelecimento econômico. Por isso, as parcerias são valiosas para desenvolver atividades que despertem o interesse desse público, como artes, esportes, que levem à profissionalização e renda, para que os pacientes sintam que têm um propósito”, destacou Karla Daniela Carvalho, que é coordenadora doCentro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).

Na Unidade Integrada do Mocambinho, Karla conversou com profissionais de saúde e conheceu os espaços destinados ao tratamento dos pacientes, como áreas abertas nas quais se discutiu a possibilidade de implantação de espaços para práticas artísticas, esportivas e de uma horta.

Os diálogos incluíram também o questionamento sobre parcerias com a Secretaria de Estado da Cultura(Secult), por meio da oferta de cursos para o público usuário da Unidade, bemcomo sobre a disponibilização de espaços para práticas esportivas e materiais necessários.

Ao final da visita, ficou estabelecido que o órgão e a instituição se manifestem por escrito sobre a forma como podem atuar conjuntamente enquanto parceiros do projeto, de forma a consolidar as ações em documento único e integrado.

A Unidade Integrada do Mocambinho é um serviço hospitalar especializado no atendimento de pacientes psiquiátricos com foco no tratamento de abstinência de álcool e drogas ilícitas. Possui capacidade para 20 leitos de saúde mental, sendo dois femininos e 18masculinos e oferece tratamento agudo de desintoxicação de álcool e outras drogas em pacientes, acima de 18 anos, que fizeram uso prévio nos últimos 15 dias, com ou sem doenças mentais associadas, desde que estas estejam compensadas e com avaliação prévia de um médico habilitado.