A Secretaria de Informação Digital do Ministério da Saúde visitou hoje (26), na cidade de Floriano, o projeto de adesão da saúde do município à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). 

O Conecte SUS é um programa desenvolvido pelo Governo Federal do Brasil que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos entre estabelecimentos de saúde e os órgãos de gestão em saúde dos entes federativos.

O Superintendente de Média e Alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, acompanhou a equipe do Ministério e afirma que o foco do trabalho é o paciente. 

“Fortalecendo o Piauí Saúde Digital, a partir de agora, a jornada do paciente estará mais consolidada, com a RNDS. O histórico dele nas consultas e exames vai ser concentrado e disponibilizado no Conecte SUS do usuário e no Conecte SUS profissional para os profissionais de saúde, sem perdas de informações”, afirma.

Para o assessor técnico do Ministério da Saúde, Josélio Queiroz, o que está acontecendo em Floriano é um movimento importante para a transformação digital no estado do Piauí e no Brasil.

“Queremos promover a disseminação, o uso e o engajamento das plataformas Conecte SUS para expandir a transformação digital num estado em que 97% das UBS já estão informatizadas”, acrescenta.

A secretaria de estado da saúde do Piauí apoia os municípios para  que façam as adesões à RNDS, fortalecendo o Conecte SUS e o Conecte SUS profissional e o Piauí Saúde Digital.