A Diretoria de Atenção a Saúde Mental (DASM) da Secretaria de Estado da Saúde realizou, na manhã desta terça-feira (31), uma capacitação sobre manejo durante o atendimento de usuários do programa Minutos Pela vida. A capactação trabalhou junto as psicólogas do programa, as melhores formas de condução durante os atendimentos, que são realizados por meio de chamada telefônica pelo número 0800 250 2882.

O Minutos Pela Vida vem recebendo uma série de melhorias, como reestruturação física do espaço onde as profissionais fazem o atendimento, além da ampliação do número de psicólogos e do público alvo do serviço.

“Um dos maiores desafios nessa área é o acesso a dispositivos públicos de saúde mental, um acesso a serviços de qualidade de escuta. O "Minutos Pela Vida” vem agregar para que as pessoas tenham acesso a um atendimento qualificado quando estiverem em sofrimento grave. Adultos, adolescentes e idosos que estejam passando por um momento difícil podem buscar o suporte do serviço”, explicou Claudia Aline, Gerente de Prevenção ao Suicídio da Sesapi.

Jéssica Maria é uma das psicólogas que faz os atendimentos do serviço Minutos Pela Vida Ela destaca a importância de se qualificar cada vez mais para levar um atendimento de maior qualidade para a população.

“Quem precisar desse acolhimento pode entrar em contato com os profissionais que estão atuando no serviço. Será analisado dentro das especificidades de cada caso o melhor caminho a ser seguido, seja encaminhando para algum dos dispositivos Da Rede de Atenção psicossocial ou disponibilizando novamente a linha do “Minutos Pela Vida" para outro momento de escuta", fala a psicóloga.

O serviço do Minutos Pela Vida leva atendimentos de escuta qualificada, gratuita, com psicólogos, por meio de ligação telefônica para pessoas com sofrimento psíquico. O atendimento é feito através do número 0800 280 2882 e funciona de segunda a sexta-feira,
nos horários de 08h às 18h.