Mais de 7.500 crianças do Piauí, de 0 a 6 anos, já foram atendidas pelo Projeto Carretinha da Saúde, do Governo do Estado. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) em parceria com o Pacto Pelas Crianças do Piauí e municípios.

O último levantamento feito pela Sesapi mostra que 7.575 crianças passaram pelas unidades móveis do programa, que oferece atendimentos nas áreas de odontologia, fonoaudiologia e oftalmologia.

A Carretinha da Saúde já passou por cidades como Luis Correia, Bom Jesus, Monte Alegre, Parnaíba, Gilbués, Santa Filomena, Buriti dos Lopes, Corrente, Caxingó e Caraúbas. Na maioria das cidades a meta de atendimentos foi batida.

“Ficamos felizes com os resultados que estamos alcançando, mas o objetivo é ampliar ainda mais o número de atendimentos”, afirma a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos. 

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

Como funciona

A Carretinha da Saúde faz atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as Secretarias de Saúde dos municípios.