A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) iniciou mais um ciclo de treinamentos com o objetivo de capacitar toda a equipe assistencial do hospital para prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRA's) e aprimorando as precauções utilizadas no ambiente de trabalho para minimizar os riscos de transmissão de infecções.

“A ideia é capacitar os profissionais para que entendam os riscos e possíveis agravos à saúde dos pacientes, permitindo que adotem os procedimentos necessários. Isso garantirá que possam prestar assistência segura aos pacientes em nossa Instituição”, destacou a enfermeira da CCIH Roberta Marques.

A coordenadora da CCIH, a médica infectologista Dolores Rufino, acrescentou que a formação continuada é essencial para a boa capacitação dos profissionais e já apresentou planos para 2024. “Teremos um Protocolo de SEPSE, uma condição grave relacionada à infecção, e também a implementação contínua da Estratégia Multimodal de Higienização das Mãos. Queremos intensificar nossos treinamentos, especialmente em setores estratégicos do hospital, com uma abordagem pedagógica mais aprofundada”, concluiu a dra. Dolores.

“Esta iniciativa da CCIH do IDTNP é muito importante porque estamos sempre caminhando na estrada da busca por melhorias na assistência médica e na redução de infecções relacionadas à saúde, demonstrando o compromisso da instituição em garantir a segurança e os melhores tratamentos para nossos pacientes”, acrescentou o diretor geral do hospital, o médico dr Jurandir Martins.