O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e o Núcleo de Educação Permanente do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) estão trazendo novas abordagens para evitar eventos adversos e fortalecer a segurança do paciente. A chave desse progresso? Educação continuada.

A estratégia adotada concentra-se na capacitação das equipes assistenciais visando aprimorar a qualidade do cuidado oferecido. O entendimento profundo dos riscos associados, a avaliação diária, a criação de barreiras preventivas e um foco dedicado à prevenção, eventos adversos, como quedas e lesões por pressão, tornam-se evitáveis.

Maria Santos, enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do IDTNP, destaca a importância desse investimento na formação contínua das equipes. “Nós estamos aqui enfatizando a relevância na melhoria constante dos padrões de nossos atendimentos e a importância crítica da educação para a segurança do paciente.” 

O diretor geral do hospital, dr. Jurandir Martins, explica que  as capacitações frequentes são de suma importância para melhorar cada vez mais a oferta de serviços do hospital. “Esses treinamentos irão contribuir para o fortalecimento de nossas padronizações de atendimento porque temos sempre em vista a melhoria. Além disso, há também o objetivo de desenvolver competências e promover interação entre os funcionários na busca por um atendimento integral e cada vez mais humanizado.”