A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Epidemiologia, realizará na próxima segunda-feira (13) a segunda capacitação sobre a inclusão da doença de Chagas Crônica pelo Ministério da Saúde, na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. É o segundo treinamento com municípios que fazem parte do território Entre Rios. A capacitação vai até o dia 14 de novembro. 

 A capacitação acontecerá no prédio do DATASUS, no centro de Teresina, a partir das 8h. Serão trabalhadas a forma correta de notificar os casos no novo sistema de notificação definido pelo Ministério da Saúde, o E-SUS SINAN.

“Além dos novos municípios, abriremos espaço para a participação daqueles que faltaram à primeira turma da capacitação. Queremos todos os nossos profissionais aptos a realizarem o seu trabalho de registro de notificações com a maior qualidade possível, ajudando assim o estado a ter um acompanhamento fiel dos nossos agravos”, explica Cíntia Ramos, enfermeira e técnica da coordenação de epidemiologia da Sesapi.

A definição pela inclusão da doença de chagas crônica na lista de notificação compulsória aconteceu após o reconhecimento da taxa considerável de mortalidade, ocasionada por comprometimentos vasculares, cardíacos entre outros problemas ocasionados pela doença. 

“Ter esses casos como elementos de notificação compulsória permitirá a secretaria ter um acompanhamento real da situação do estado em relação a esses casos crônicos da doença de chagas. Ter esse conhecimento permite a secretaria como órgão responsável pela saúde do estado a elaborar políticas públicas, desenvolvimento de novos serviços de saúde e tomada de ações para enfrentamento da doença”, explica a coordenadora de epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa.