Representantes da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) participaram do IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS), realizado entre os dias 08 e 11 de novembro em Florianópolis, Santa Catarina. Esse ano o evento teve como tema: “PICS E SAÚDE PLANETÁRIA: Transdimensionalidade da filosofia das PICS para o desenvolvimento da justiça social e sustentabilidade no cuidado planetário”.

Durante o evento, o Ministério da Saúde realizou o Encontro Nacional das Referências Estaduais em Práticas Integrativas e Complementares. O objetivo foi aproximar a gestão federal das estaduais, mobilizar as equipes técnicas das Secretarias de Saúde para discutir e inserir as práticas no SUS.      

Com as demais referencias técnicas de outros estados, a Sesapi participou da discussão da implementação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e do alinhamento das diretrizes e dimensões para a manutenção da política nos espaços e instâncias de gestão nos estados.

“Na oportunidade, também foi tratado o monitoramento da situação da implementação da PNPIC nas ecretarias Estaduais de Saúde e no diagnóstico das PICS nos municípios de cada estado, além do papel dos estados na condução da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. Ao final, contribuímos na elaboração das metas e indicadores que serão posteriormente lançados pelo Ministério da Saúde”, afirma Rosane Santana, coordenadora de gestão da atenção primária da Sesapi.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) foi instituída no Brasil há 17 anos. Até o momento 29 práticas foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde, entre elas a fitoterapia, meditação, homeopatia, aromaterapia, técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, Terapia Comunitária Integrativa e reiki.