Representantes do Governo do Estado de Goiás visitaram, na manhã desta segunda-feira, dia 13, a cidade de Piripiri. A comitiva foi até o município conhecer o Programa Piauí Saúde Digital, projeto do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a prefeitura.

O subsecretário de Tecnologia da informação da Secretaria-Geral de Governo, Márcio César Pereira; a superintendente de Tecnologia e Inovação, Luiselena Luna, e a superintendente de Regulação e Controle e Avaliação, Amanda Melo, ambas da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, conheceram como o Piauí Saúde Digital funciona na UBS Matadouro 13, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, no Centro de Imagens (CIM) Dr. Adauto Coelho de Resende (centro de especialidades) e no  primeiro Centro de Saúde Indígena do Piauí. 

“Isso é muito importante para que outros estados possam fazer uma avaliação presencial do que está ocorrendo aqui no Piauí, como funciona nosso programa, com todo o sistema integrado desde a UBS, até o hospital. É um sistema inovador e outros estados estão vindo conhecer esse programa”, pontua o  secretário de Estado da Saúde do Piauí, Antonio Luiz, que acompanhou a visita da comitiva para apresentar o programa desenvolvido pelo Piauí. 

O Programa Piauí Saúde Digital oferece atendimentos nas áreas de psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria e endocrinologia e desde sua implantação já realizou quase 20 mil procedimentos/atendimentos. 

“Isso foi uma troca de experiências para que esse modelo do Piauí, que já está bem consolidado, e que vamos expandir na região dos Cocais e nas demais regiões do Piauí, sirva de modelo para ser levado para Goiás. A gente fica muito feliz em ver que outros estados estão usando o Piauí como exemplo desse grande projeto”, destaca Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi. 

A Sesapi também já implantou o Programa na cidade de Lagoa do São Francisco e até o final de 2023 será ampliado para toda a região de saúde dos Cocais. 

Para Márcio César Pereira, trazer as pessoas para esse campo digital na área da saúde ajuda a resolver de forma mais célere os problemas dos pacientes. 

“É interessante entender como as coisas estão fluindo e como a telemedicina conectou um serviço que já existia e foi fluindo e que as pessoas estão, aqui na cidade de Piripiri, aderindo ao processo de consulta através da tecnologia, pois se sentem seguras. Isso é muito bacana e você vê que está dando certo. Vamos ter grandes ganhos levando pra Goiás”, ressaltou.