A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) começou na quinta-feira (09), os atendimentos do Caminhão da Mamografia, no bairro Morada do Sol, na zona Leste de Teresina. Logo no primeiro dia de atendimento, Ana Lúcia Alves Sobreira, 50 anos, que reside no bairro Samaritano, zona Leste de Teresina, resolveu procurar o Caminhão da Mamografia após uma amiga ter descoberto precocemente um câncer de mama com a realização do exame em uma das unidades móveis da Sesapi.

“Aos 45 anos fiz pela primeira vez o exame por orientação do médico por minha família ter histórico de câncer. Perdi um irmão com diagnóstico de câncer de garganta”, conta.

Ela explica que uma amiga chegou contando sobre o diagnóstico precoce. “Essa semana uma amiga me contou que fez o exame em um dos Caminhões da Mamografia oferecido pelo estado, e recebeu o diagnóstico de câncer de mama, e já foi encaminhada para que o médico especialista possa realizar o tratamento. Então fiquei logo preocupada e resolvi buscar o posto de saúde que me passou o encaminhamento e vim aqui fazer o exame como forma de prevenção. É muito importante descobrir precocemente se tem algum problema, para ter a oportunidade de tratar logo. Meu irmão demorou a procurar o médico e quando tentou realizar o tratamento já foi muito tarde”, explica Ana Lúcia.

Relatos como o de Ana Lúcia acontecem diariamente, daí a importância de agir de forma preventiva e procurar o serviço de saúde.

O serviço de caminhões adaptados para realização de exames de mamografia por todo o Piauí atingiu a marca de 60.389 exames realizados em 168 municípios. Atualmente, os veículos estão atendendo, além de Teresina, nas cidades de São João do Piauí, Campinas do Piauí, Nazária,  Cajueiro da Praia e Rio Grande do Piauí.

O diretor de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, Rodrigo Martins, afirma que o veículo adaptado tem capacidade de realizar 80 exames por dia. “Quando o resultado do exame é disponibilizado, ele é direcionado às secretarias municipais para que os médicos dos municípios façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço”, explica.

Segundo o superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, o Governo do Piauí implantou esta ação para ajudar a fortalecer a atenção básica voltada para a população feminina. “Esses exames são essenciais para ajudar na prevenção ao câncer de mama", lembrou.

Em Teresina, a unidade móvel está parada na frente do CETI - Monsenhor Raimundo Nonato Melo, localizado na Rua João Borges de Sousa, 277. O caminhão realizará os atendimentos de segunda-feira a sexta-feira de 8h às 12h e de 14h às 18h. Podem realizar os exames, mulheres de 40 a 69 anos que foram encaminhadas pela Atenção Básica do município. O caminhão deve contemplar ainda os bairros Porto Alegre, Novo Horizonte e Mocambinho.