A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou do seminário de encerramento do projeto de Regionalização PROADI-SUS do triênio 2021-2023. O evento foi realizado em Brasília e o objetivo é fortalecer o processo de governança  e discutir as prioridades para a construção do Plano Estadual de Saúde de 2024-2027.

Durante três anos, foram priorizadas as necessidades sanitárias para a construção dos Planos Macrorregionais de Saúde.

A ausência de planejamento e de espaços de discussão que considerem as singularidades das Regiões de Saúde para a realização de ações otimizadas faz com que os recursos disponíveis sejam subutilizados tendo como fim resultados assistenciais que não condizem com as expectativas das políticas de saúde vigentes.

Para a assessora técnica da Diretoria de Unidade de Planejamento da Sesapi, Edvone Benevides, os sistemas integrados modelados em rede promovem melhorias na qualidade clínica e nos resultados sanitários.

“Além disso, reduz custos e amplia a responsabilidade sanitária de profissionais/serviços, gerando maior satisfação aos usuários do sistema”, afirma.