A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará o 1° Encontro Estadual de Tutores do Método Canguru, na segunda-feira (20) e terça-feira (21), no auditório da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina. O evento faz parte da programação do Novembro Roxo, mês internacional de sensibilização para a prematuridade. 

O evento tem como foco as noções para condução do bebê canguru pós alta hospitalar, chegada do bebê canguru em casa e todo o manejo que deve ser adotado com essas crianças. 

“O público-alvo são os tutores que cuidam dos bebês nas maternidades que contam com o Método Canguru em suas linhas de cuidados”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

O Método Canguru é uma política nacional de saúde que integra um conjunto de ações voltadas para a qualificação do cuidado ao recém-nascido e sua família. Estas ações devem ser estabelecidas pelas equipes profissionais das Unidades Neonatais que devem estar preparadas para oferecer um atendimento de saúde qualificado, observando a individualidade de cada criança e de sua história familiar. 

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é referência estadual no método, que foi adotado desde de 2004.