O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 3.352 transfusões de sangue (hemocoponentes / hemoderivados) de janeiro até outubro deste ano. O serviço é realizado pela Agência Transfusional  do HGV. Os dados são do Núcleo Integrador de Avaliação e Vigilância em Saúde (NIAVS).

A transfusão de sangue no HGV é regularmente usada em casos de cirurgias, traumatismos e outras situações onde há necessidade de repor grandes perdas sanguíneas. 

A  diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, explica que esse resultado evidencia a relevância do serviço num hospital de alta complexidade como o HGV. 

“Esse resultado mostra o impacto dentro de um hospital de alta complexidade desta ação tão importante para os pacientes, principalmente os que realizam procedimentos cirúrgicos”, explica a gestora.

O coordenador do NIAVS, Nazareno Júnior,  acrescenta que o setor é responsável pela qualidade do ato trasfusional ao paciente que necessita da ação. “O setor funciona 24 horas por dia,  atendendo todas as demandas do hospital , incluindo enfermarias, UTIs e centro cirúrgico. Possui uma equipe qualificada visando  manter a qualidade do atendimento desses pacientes e ampliando o serviço de acordo com a demanda”, explica o enfermeiro.