A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (28), a 1ª Oficina da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde na manhã desta terça-feira (28). O evento, promovido em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI) e o Ministério Público do Piauí (MP-PI), reuniu gestores e profissionais de saúde envolvidos no serviço farmacêutico nos 224 municípios piauienses.

“Essa é uma iniciativa muito importante para reforçar essa relação na parte farmacêutica que há entre o estado e os municípios. É importante, porque mostramos como melhorar a parte de dispensação, como fazer a lista de medicamentos que o município deve ter para atender seus cidadãos. São informações importantes para melhorar esse atendimento”, destacou Antonio Luiz, secretário estadual de Saúde, na abertura da Oficina.

Na ocasião, a Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF) da Sesapi apresentou o funcionamento do serviço na rede estadual aos municípios. “Promovemos o treinamento para gerar uma maior parceria entre o estado e os municípios, para que estes consigam monitorar e treinar suas equipes para melhorar a aquisição de medicamentos e a disponibilidade ao cidadão”, pontuou Suelen Fernanda, diretora da DUAF.

O evento também contou com a participação de representantes do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), que ministraram palestras aos gestores municipais. Entre os aspectos abordados, os palestrantes falaram sobre a apresentação do instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica e os avanços e desafios da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.

“Esse dialogo é fundamental para fortalecer as potencialidades da assistência farmacêutica da Atenção Básica nos municípios. Essa oficina com certeza vai proporcionar uma agenda de trabalho, entre a Sesapi e o Conasems-PI, para atuar junto aos trabalhadores da saúde e os municípios, a terem nova e qualificada assistência farmacêutica no estado do Piauí como um todo”, frisou Elton Chaves, assessor técnico do Conasems.

Na avaliação de Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, a oficina traz um saldo positivo, por proporcionar a troca de informações e intensificar parcerias entre o estado e os municípios. “O intuito desse evento foi organizar e fortalecer o serviço de assistência farmacêutica em todos os municípios piauienses, desde a sua distribuição, o armazenamento, a dispensação e o cuidado aos pacientes”, finalizou.