A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou, nesta segunda-feira (04), a oficina de implantação dos comitês municipais de prevenção a mortalidade materno, infantil e fetal do Piauí. O objetivo é levar para cada município a responsabilidade de discutir e acompanhar cada caso de óbito materno, infantil e fetal registrado, qualificando os dados com o máximo de informações possíveis, o que permitirá uma melhor tomada de decisões e ações por gestores para o enfrentamento dessa problemática. A oficina aconteceu de modo virtual.

Todos os municípios participantes receberam orientações de como realizar a implantação do seu comitê, além de acompanharem apresentações expondo o panorama da mortalidade materno, infantil e fetal no estado, mostrando a situação de cada região de saúde, a legislação dos comitês e entender o fluxo de investigação e declaração dos óbitos, reforçando  o papel do município nesse trabalho de vigilância.

O presidente do Comitê Estadual de Prevenção a Mortalidade Materno, infantil e Fetal, o médico obstetra Arimatéia Santos, destaca que esse é um momento de suma importância para todo o processo de vigilância e trabalho de redução da mortalidade no Piauí.

“A participação dos nossos municípios é essencial nesse processo, uma vez que eles estarão acompanhando os casos mais de perto, permitindo que seja feita uma avaliação mais minuciosa de cada óbito, produzindo dados mais fidedignos que permitem o comitê estadual entender a real situação do estado, e dessa forma possam ser tomadas ações e decisões que mais se adequam a cada situação para a redução da mortalidade”, explica Arimatéria Santos.

Os trabalhos para a implantação dos comitês também já foi iniciado em nível regional no estado. A próxima etapa do processo acontecerá nesta terça-feira (05) em um momento junto aos hospitais para orientações na implantação dos comitês hospitalares.

“Nosso objetivo principal é produzirmos uma rede integrada totalmente capacitada em todos os níveis do estado, com regiões de saúde, municípios e unidades hospitalares trabalhando juntos nesse processo de investigação e redução da mortalidade materno infantil e fetal do Piauí”, fala Joselma Oliveira, vice presidente do Comitê Estadual de prevenção de Mortalidade Materno Infantil e Fetal.