O Hospital Getúlio Vargas (HGV) iniciou o atendimento domiciliar aos pacientes que tiveram alta hospitalar, mas necessitam continuar o cuidado em casa. A ação faz parte do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) realizado pela Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD), do Programa do Ministério da Saúde. 

A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, explica que o HGV conta agora com duas equipes que tem como meta atender 60 pacientes por mês. 

“A implantação deste Serviço é gratificante para todos. Com o SAD temos um melhor gerenciamento dos leitos e podemos oferecer um atendimento humanizado, personalizado, mesmo dentro de sua casa”, explica a gestora. 

A enfermeira Celeste Nascimento diz que o atendimento consta de visitas domiciliares semanais de acordo com as necessidades do paciente. 

“A maioria dos nossos pacientes necessita de cuidados continuados que não necessariamente são feitos dentro do hospital. A indicação de atenção domiciliar deve ser dada a pacientes em estabilidade clínica, mas que ainda necessitam de atenção temporária ou definitiva”, explica à profissional.

A médica da equipe, Arthemis Moreira, destaca que o cuidado continuado em casa vai permitir que o paciente tenha um atendimento integral dentro de uma rede interligada. 

“O cuidado vai beneficiar os pacientes crônicos, em processo pós-cirúrgico imediato e tardio; em tratamento de grandes úlceras e pacientes em situações agudas e em cuidados paliativos”, explica a médica da equipe.