Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
NMDER realiza evento em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade no próximo domingo (17)
O evento será realizado a partir das 17h no Espaço Cultural do Teresina Shopping
No próximo domingo (17), a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), promoverá um evento em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade, com o tema “Acesso a cuidados maternos e neonatais”. O objetivo da celebração é conscientizar a população sobre os desafios enfrentados por bebês prematuros e suas famílias. O evento será realizado a partir das 17h no Espaço Cultural do Teresina Shopping.
A programação foi planejada para oferecer reflexão, informação e apoio, com a apresentação do coral da UCINCA da maternidade e depoimentos de mães de bebês prematuros, que compartilharão histórias de superação e cuidados. O evento será encerrado com um momento de confraternização, permitindo que todos os participantes se reúnam e troquem experiências, fortalecendo a rede de apoio e o compromisso com a causa da prematuridade.
Segundo Isabel Almeida, médica neonatologista e coordenadora estadual do Método Canguru, o evento tem como objetivo principal a sensibilização da população sobre o problema da prematuridade, que é um problema de saúde pública grave.
“Estima-se que cerca de 13 milhões de crianças nasçam prematuramente em todo o mundo, o que traz implicações para o desenvolvimento e a qualidade de vida delas. Queremos conscientizar as mães sobre a importância de planejar a gravidez e cuidar-se durante a gestação, pois parte das complicações da prematuridade pode ser evitada. Embora cerca de 30% dos casos não possam ser prevenidos, é essencial nos prepararmos para oferecer a melhor assistência possível ao bebê prematuro, garantindo que ele tenha uma boa qualidade de vida”, ressalta.
O Dia Mundial da Prematuridade é um lembrete para todos sobre a necessidade de assegurar os direitos à saúde e ao cuidado especializado para os bebês que nascem antes do tempo. O evento é aberto ao público e será uma oportunidade para discutir sobre as políticas públicas e as ações que devem ser tomadas para garantir um futuro mais seguro e saudável para todos os bebês prematuros.