Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilância Sanitária e ADAPI articulam ações para certificar produtos artesanais de origem vegetal fabricados no Piauí
O objetivo é fazer essa integração das ações juntamente com a vigilância sanitária.
A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) esteve nesta quinta-feira (14), junto a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí ADAPI, para articular as ações que visam desenvolver o projeto da DIVISA em boas práticas de alimentos para pequenos empreendimentos/produtores rurais, com objetivo de certificar por meio de selos, os produtos artesanais de origem vegetal fabricados no Piauí para serem comercializados.
Na reunião, a ADAPI mostrou um pouco da sua experiência, o modelo de certificação já utilizado pelo órgão para certificar os produtos de origem vegetal e que impacta de forma positiva na confiança do consumidor.
“O objetivo é fazer essa integração das ações juntamente com a vigilância sanitária”, afirmou o gerente de classificação e inspeção vegetal da ADAPI, Ernado Cardoso.
O projeto da DIVISA está em fase de planejamento e quer incentivar através de cursos de BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO/SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO os microempreendedores, produtores artesanais da agricultura familiar e urbana a produzirem os seus alimentos dentro das normas legais de higiene e qualidade e atendendo a Lei Estadual de Liberdade Econômica, viabilizando a comercialização dos mesmos, melhorando as condições de vida e de renda das comunidades.
“É uma forma de valorizarmos os produtos desses pequenos empreendimentos”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.
O Projeto terá sua execução coordenada pela Diretoria de Vigilância Sanitária, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Municipais, CEREST, LACEN, MAPA, ADAPI, EMBRAPA, SEBRAE, dentre outros.