04 de Outubro de 2009 | Atualizado em 16 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária

Mais de cem técnicos das vigilâncias sanitárias municipais e das regionais de saúde do Estado serão capacitados através de um Curso de Aperfeiçoamento da Secretaria Estadual de Saúde. O curso, que será aberto oficialmente pelo secretário de Saúde Assis Carvalho, nesta segunda (5), às 8h30, no Atlantic City vai contar com a participação de sessenta municípios e vai preparar os técnicos para assumir áreas de média e alta complexidade, especialmente as ações que dizem respeito às relações entre produção, ambiente e saúde nos seus municípios.

De acordo com a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, responsável pela capacitação, Tatiana Chaves, o curso vai proporcionar aos técnicos conhecimentos na área de inspeção em Vigilância Sanitária em Alimentos, Medicamentos, Sangue e Hemoderivados, Radiodiagnóstico, Odontologia e Serviços de Saúde.  “Os municípios que pactuaram o piso estratégico proposto pelo Ministério da Saúde vão participar do curso, que vai garantir vigilâncias sanitárias bem mais atuantes, uma vez que terão conhecimento técnico necessário para atuar em diversas frentes, garantindo mais segurança e saúde a população”, destaca a diretora.

Para a capacitação serão formadas três turmas, cada uma com 35 alunos. O curso será em nível de aperfeiçoamento, com carga horária de 180 horas, estruturado em 04 (quatro) módulos de 40h/a teórico-prática. Cada módulo terá a duração de uma semana com aulas nos turnos da tarde e noite, sendo um módulo em cada mês para cada uma das três turmas.

“Para o curso, a ANVISA destinou R$ 300 mil e a Secretaria Estadual de Saúde mais R$ 80 mil. Os participantes receberão diárias para garantir alojamento e as refeições, além de terem disponíveis toda logística, inclusive o material necessário”, destaca Tatiana Chaves. A Capacitação conta com o apoio do Conselho Estadual de Secretários de Saúde e da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais.