10 de Dezembro de 2009 | Atualizado em 16 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Funcionários da Saúde ganham prêmio internacional

A Sociedade Brasileira de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental realizou entre os dias 11 a 14 de novembro, em Ouro Preto, o Congresso Internacional da referida sociedade. Os funcionários da Secretaria Estadual da Saúde - Fabrício Pires, Tatiana chaves, Osvaldo Bonfim e Ana Amélia Cavalcante, receberam o prêmio de melhor trabalho pela apresentação do pôster intitulado - Avaliação genotóxica em trabalhadores de curtume expostos ao cromo (III) através do teste de micronúcleos e de aberrações cromossômicas.

“Isso significa que a Secretaria da Saúde, através de seus técnicos, está desenvolvendo a área de prevenção do trabalhador”, ressaltou o diretor do Lacen, Osvaldo Bonfim.

O grupo realizou a pesquisa durante 1 ano. De acordo com o farmacêutico Fabrício Pires, a importância deste prêmio se dá pelo fato do Laboratório de Toxicologia e Genética Molecular – labtoxigem, já colher frutos de seu trabalho na prevenção de cânceres de trabalhadores do Piauí. “Este prêmio coroa o árduo trabalho desenvolvido até o momento, mostrando o reconhecimento da comunidade científica internacional a respeito da importância de ações como esta no âmbito nacional”, afirmou.

“Este é um reconhecimento de um grande trabalho. Todos estão de parabéns”, disse a diretora estadual de vigilância sanitária, Tatiana Chaves.