20 de Março de 2023 | Atualizado em 16 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST Piauí presta atendimento gratuito e especializado a trabalhadores

O CEREST é uma unidade especializada na atenção aos trabalhadores com agravos a saúde e vítimas de acidentes relacionados ao trabalho, do setor público e privado.

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual) é uma unidade especializada na atenção aos trabalhadores com agravos a saúde e vítimas de acidentes relacionados ao trabalho, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.

No Piauí, o CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) e conta atualmente com quadro unidades regionais nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí, que dão suporte aos atendimentos nessas regiões, tornando as ações descentralizadas e mais humanizadas.

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da saúde pública que tem como objeto de estudo e intervenção, as relações entre o trabalho e a saúde.  Nesse sentido, O CEREST realiza a vigilância em saúde do trabalhador para identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, acidentes e outros fatores ou situações com potencial de danos sobre a saúde do trabalhador.

“É um trabalho realizado por meio de ações que tem como principal objetivo, minimizar os riscos em que os trabalhadores são expostos nos seus ambientes de trabalho e prestar atenção integral necessária ao trabalhador, caso ele necessite, desde a imunização, aos serviços de diagnostico e reabilitação de forma integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Os atendimentos no CEREST são individualizados aos trabalhadores, por meio da equipe multiprofissional (médico do trabalho, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogos, entre outros), de acordo com a necessidade de cada caso.

Parcerias - Todo trabalhador, da área urbana ou rural, são beneficiários dos atendimentos do CEREST. Para atender a demanda que chega à unidade, é fundamental a parceria com órgãos e instituições da área. “Daí a importância de sempre estarmos buscando e firmando nossas parcerias com o Ministério Público do Trabalho, os sindicatos, Conselho Estadual de Saúde, entre outros, que são parceiros essenciais na execução do plano de ações do CEREST e na construção das suas atividades realizadas”, acrescentou Tatiana Chaves.

Para mais informações sobre o CEREST, o trabalhador poderá entrar em contato com a unidade do Piauí, através do telefone (86) 3216 1069.