14 de Agosto de 2023 | Atualizado em 16 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST apresenta ferramenta para aumentar as notificações de transtornos mentais relacionados ao trabalho

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Picos (CEREST Regional de Picos) reuniu a equipe do CAPS do município de Jaicós, para apresentar o fluxo de Notificação em Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção Psicossocial (NOSAT RAPS). A ferramenta, tem como objetivo, mobilizar os profissionais de Saúde Mental para provocar mudanças no cenário atual de subnotificação de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.

A notificação dos dados, possibilitará o planejamento de ações e a implementação de dispositivos de saúde mental e de políticas públicas, específicas aos transtornos mentais mais prevalentes.

“A equipe do Cerest Regional de Picos, realizará esse mesmo encontro posteriormente com todos os CAPS do Território Vale do Guaribas”, afirmou a coordenadora do CEREST de Picos, Maria Teresa.

Os CERESTs são unidades especializadas na atenção aos trabalhadores com agravos a saúde e vítimas de acidentes relacionados ao trabalho, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.

No Piauí, o CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) e conta atualmente com quatro unidades regionais nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí, que dão suporte aos atendimentos nessas regiões, tornando as ações descentralizadas e mais humanizadas.