25 de Agosto de 2023 | Atualizado em 16 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária orienta trabalhadores sobre melhorias na produção de rapadura

Os trabalhadores foram orientados sobre o processo de produção de alimentos com base na RDC Nº 216.

A Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) esteve no município de Boa Hora para orientar os donos de engenhos sobre as melhorias no processo de produção da rapadura, considerada atividade mais lucrativa daquela localidade. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal, na Câmara de Vereadores de Boa Hora.

Os trabalhadores foram orientados sobre o processo de produção de alimentos com base na RDC Nº 216, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que trata sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação.

A rapadura produzida pelos trabalhadores de Boa Hora é comercializada a nível nacional. “É um momento rico, onde nosso objetivo é capacitar e orientar esses trabalhadores, para que eles possam a cada dia, melhorar a sua produção de rapadura e assim, possam continuar oferecendo um produto de qualidade para os seus consumidores”, destacou a fiscal sanitário, Iolanda Soares.

No encontro com os donos de engenhos, a DIVISA também fez referência sobre os cuidados com a saúde dos trabalhadores e medidas preventivas de acidentes de trabalho.

A Saúde do Trabalhador constitui uma área da saúde pública que tem como objeto de estudo e intervenção, as relações entre o trabalho e a saúde.  Nesse sentido, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realiza a vigilância em saúde do trabalhador para identificação de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, acidentes e outros fatores ou situações com potencial de danos sobre a saúde do trabalhador.