03 de Outubro de 2023 | Atualizado em 16 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária dá continuidade ao Curso de Inspeção em Oeiras

A diretora da DIVISA, Tatiana Chaves está acompanhando a ação no município.

Fiscais da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI)/Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) estão em Oeiras para realizar a aula prática que dá continuidade ao Curso Básico de Inspeção em Produtos e Serviços para os municípios que compõem os territórios Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vale do Canindé.

A diretora da DIVISA, Tatiana Chaves está acompanhando a ação no município. “Estamos aqui, juntamente com os profissionais de saúde para acompanhar de perto o trabalho que são desenvolvidos nos serviços de saúde, onde buscamos cada vez mais, provocar ações que vão refletir diretamente na melhoria dos estabelecimentos e consequentemente na melhoria dos serviços que são oferecidos a população”, afirmou Tatiana Chaves.

O curso tem como objetivo, qualificar o corpo técnico das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Regionais de Saúde e de toda Rede de Atenção à Saúde do estado, visando à descentralização das ações de vigilância sanitária, bem como a qualificação em temas relacionados às intoxicações, saúde do trabalhador e segurança do paciente e capacitar os profissionais do SUS e do setor regulado visando a melhoria contínua dos processos de trabalho e do atendimento à população.

A Secretária Municipal de Saúde, Auridene Moreira, também esteve presente no início das atividades e destacou a importância da participação dos profissionais para a qualificação dos serviços. “Vocês sairão daqui munidos de uma bagagem muito boa de conhecimento para desenvolver as ações em saúde no seu município. Nunca se deve concentrar o conhecimento, o saber da qualificação em apenas um servidor. O trabalho deve ser íntegro e coletivo. Só quem ganha é a população, no geral”.

Participaram desta ação, coordenadores e técnicos das SMS (Referências Técnicas de Saúde do Trabalhador e técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais – VISAS Municipais); Profissionais da Atenção Primária à Saúde – APS; Profissionais da saúde da área assistencial (hospitais, laboratórios, serviços de hemodiálise, serviços de oncologia, serviços de hematologia e hemoterapia, entre outros. Profissionais que compõem a Rede de Urgência e Emergência do estado do Piauí.