A 5ª Regional de Saúde, com sede no município de Campo Maior, ao Norte de Teresina, realizou a reunião do Colegiado de Gestão do Território dos Carnaubais na última sexta-feira (02) na cidade de Castelo do Piauí, que faz parte da Regional. Na oportunidade, secretários municipais de Saúde que integram o Colegiado discutiram, entre outros temas, a implantação da Programação Pactuada e Integrada (PPI) que contribuirá para o aprimoramento das ações da rede de saúde entre os municípios que compõem a região dos carnaubais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve presente através da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (DUCARA), com as representantes Fátima Gomes e Maria de Fátima Pitombeira, além da apoiadora do Colegiado da Gestão Regional, Iolí Piauilino. O coordenador do Colegiado de Gestão do Território dos Carnaubais, Denilson Fortes, e secretários municipais de Saúde das cidades de Assunção do Piauí, Boqueirão do Piauí, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Castelo do Piauí, Jatobá do Piauí, Juazeiro do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, São João da Serra e São Miguel do Tapuio também estiveram presentes.

A reunião foi iniciada com a apresentação da rede de assistência do município de Castelo do Piauí, pelo secretário municipal de Saúde, Ernandes Lima. Em seguida, uma das representantes da DUCARA, Fátima Gomes, fez a solicitação para que cada secretário municipal de Saúde colocasse, sucintamente, a realidade da saúde da sua cidade e, após isso, destacou a necessidade de uma reformulação da PPI, que oportunizará uma programação com maior conhecimento, a fim de minimizar as falhas na rede de saúde da região.

Iolí Piauilino, representando o Planejamento da Sesapi, também recebeu solicitações dos secretários sobre a conclusão das Unidades Básicas Avançadas de Saúde (UBAS). A reunião foi encerrada com uma visita dos gestores ao Hospital de Castelo do Piauí.

Por Flávio Moura