A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da diretoria de Atenção à Saúde Mental (DASM), realiza às 9h desta sexta, 01 de setembro, o I Seminário Estadual de Saúde Mental. O evento tem como propósito fortalecer o cuidado em Saúde Mental na Rede de Atenção Psicossocial do Estado do Piauí. O seminário acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ao longo de todo o dia e contará com a presença de gestores e trabalhadores dos dispositivos de Saúde Mental do Estado, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e outros integrantes da rede.

Para garantir a participação, os municípios que possuem dispositivos de saúde mental receberam links de inscrição por e-mail. No caso de qualquer município que não tenha recebido o link, a diretoria de Saúde Mental da Sesapi está disponibilizando o número de telefone (86) 3216-3562 para auxiliar na realização da inscrição.

Juliana Dias, diretora Estadual de Saúde Mental, ressalta a importância do seminário, destacando que este é o primeiro evento presencial voltado para a rede de saúde mental desde o início da pandemia. Ela informa que, inicialmente, serão convidados a participar profissionais e gestores diretamente ligados à saúde mental, incluindo aqueles que atuam nos CAPs, Residências Terapêuticas, leitos psiquiátricos, Hospital Areolino de Abreu, e todos os demais envolvidos com a Saúde Mental.

“O propósito central do seminário é o fortalecimento do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico na Rede de Atenção Psicossocial do Estado. Os gestores participarão de debates e palestras que abordarão temas de grande relevância. No turno da manhã, será realizada uma conferência com foco no cenário atual e nos avanços necessários para concretizar o cuidado em Rede. Já durante a tarde, o tema central será a História da Saúde Mental no Piauí, bem como os Desafios do Cuidado em Saúde Mental no Território”, destaca Juliana Dias.

 Durante o seminário, também está programada a apresentação da nova gerência de prevenção ao suicídio, da diretoria de Saúde Mental, além de uma explanação sobre os serviços prestados por esses órgãos. Na ocasião, será detalhado o plano de governo referente à saúde mental, incluindo a implantação de residências terapêuticas e leitos, com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade e humanizado à população piauiense.


Arquivos anexos (1)