07 de Agosto de 2012 | Atualizado em 27 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Funcionários da DIVISA participam de capacitação pedagógica

A capacitação pedagógica que dá dicas e estratégias que podem melhorar a didática dos profissionais na hora de ministrar cursos

Funcionários da DIVISA participam de capacitação pedagógica Cerca de 30 funcionários participaram da capacitação

 

Cerca de 30 funcionários da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) participam durante o período de 6 a 8 de agosto, de uma capacitação pedagógica que dá dicas e estratégias que  podem melhorar a didática dos profissionais na hora de ministrar cursos, treinamentos, palestras e oficinas na área de vigilância sanitária.  A capacitação é oferecida pela a professora do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Dalva Stella.

A iniciativa partiu da própria DIVISA, com o objetivo de melhorar o rendimento dos profissionais durante suas apresentações. “A gente percebia que muitos funcionários tinham dificuldades de expor os seus assuntos para as outras pessoas, então essa necessidade de melhorar o rendimento deles, e conseqüentemente das pessoas que participam dos cursos que eles ministram, fez com que houvesse essa solicitação da capacitação, que com certeza, vai melhorar a qualidades das suas apresentações”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A capacitação envolve atividades práticas e teóricas. De acordo com a professora Dalva Stella, entre as dúvidas mais freqüentes dos alunos, está a organização do tempo, o tratamento com o público, o desenvolvimento em equipe e a seleção do conteúdo da palestra. “São dúvidas comuns para qualquer pessoa que vai ministrar um curso, capacitação, oficina, enfim, estamos trabalhando em cima disso”, afirmou a professora.

Outro vilão das apresentações em público é a timidez. “A experiência com o tempo vai proporcionando uma maior soltura na hora da apresentação. Quando o profissional tem o domínio do assunto e tem uma boa escolha da estratégia que vai utilizar, também ajuda bastante a superar a timidez”, explica Dalva Stella.

Ainda durante a programação da capacitação pedagógica, os alunos contarão com a participação da fonoaudióloga, Carlene Bitu, que vai dar dicas sobre a postura da voz.