06 de Junho de 2013 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Divisa fiscaliza barracas em festejos de Campo Maior

A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção à saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária

Fiscais da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) estão em Campo Maior para inspecionar barracas, ambulantes e parque de vaquejadas, que irão atender turistas e a população local durante os 15 dias de festejos que acontecem naquela cidade.

A fiscalização é um trabalho de prevenção e promoção à saúde e faz parte da programação anual de vigilância sanitária, em parceria com as VISAS municipais nos principais eventos do Estado, a exemplo dos festivais em Castelo do Piauí, Luis Correia, Batalha, São João do Piauí, entre outros. “Nosso objetivo com essa ação é diminuir e prevenir os riscos a saúde da população, dando uma maior segurança para os turistas que vão frequentar o festival”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

De acordo com a coordenadora de alimentos da Divisa, Vania Correa, mais de 30 estabelecimentos já foram fiscalizados e a maioria foram notificados. “A maior parte das notificações estão relacionadas com a higiene dos locais e funcionários. A Divisa deu um prazo de 48h para a adequação das normas e após esse prazo vamos retornar aos locais para conferir se o estabelecimento seguiu o que foi solicitado”, explicou.

Durante as inspeções, serão avaliados itens como a estrutura física dos estabelecimentos, instalações sanitárias, transporte e destino final dos resíduos, condições de uso e higiene dos equipamentos e utensílios, produção e acondicionamento dos alimentos crus e preparados e a higiene dos manipuladores (uniformes, atestado de saúde dos funcionários, entre outros).