10 de Julho de 2013 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária fiscaliza estabelecimentos em Piripiri

A ação foi realizada em parceria com a vigilância sanitária municipal

Uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado esteve em Piripiri para inspecionar estabelecimentos de alimentação (panificadoras, lanchonetes, sorveterias, supermercados, entre outros) e ainda pousadas, hotéis e motéis da cidade, que vão atender os turistas durante o Pirifolia, que acontece no período de 17 a 19 de julho.

A ação, que foi realizada em parceria com a vigilância sanitária municipal, tem como objetivo promover e proteger a saúde da população no período de grande fluxo turístico, atendendo o plano de ação e a solicitação do município.

No total, 37 estabelecimentos foram inspecionados. “Durante as inspeções foram recolhidos alguns utensílios que não estavam em bom estado de uso e foram dadas orientações para as adequações, bem como os prazos, que variam entre 3 e 15 dias”, disse a nutricionista e coordenadora de alimentos da DIVISA, Vania Correa.

Além das inspeções, a equipe da DIVISA ministrou palestra para quase 100 ambulantes cadastrados que vão trabalhar durante o Pirifolia. “A palestra foi com orientações sobre manipulação e comercialização de alimentos”, acrescentou a coordenadora.

O acompanhamento sobre as adequações dos estabelecimentos será monitorado pela vigilância sanitária municipal de Piripiri.