07 de Agosto de 2013 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Profissionais da Saúde participam de seminário sobre Notivisa

Profissionais da Saúde participam de seminário sobre Notivisa

Seguindo a programação da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) de implementar o Sistema Nacional de Notificação para Vigilância Sanitária (NOTIVISA) no Piauí, profissionais da área de saúde estiveram reunidos ontem (06), no Hemopi, para participar do Seminário sobre o Sistema. O Seminário foi realizado em parceria com a Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (GEVISA) e o HEMOPI.

Participaram do evento, quase 40 profissionais de hospitais municipais de Teresina e agências tranfusionais dos hospitais do interior do Estado. Dois técnicos da DIVISA fizeram a apresentação do NOTIVISA, bem como o cadastro dos participantes e das instituições.

O Piauí tem um dos maiores índices de subnotificação do país. “A DIVISA tem trabalhado intensamente para dar andamento as notificações, mas infelizmente o índice de subnotificação do nosso Estado ainda é grande, de quase 75%”, alertou a gerente de Controle de Estabelecimentos de Saúde da DIVISA, Lucima Lima.

O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/ pós-comercialização, por meio do monitoramento de eventos adversos e de queixas técnicas associados aos produtos. O Sistema recebe as notificações relacionadas aos produtos sob vigilância sanitária – medicamentos, cosméticos, saneantes, agrotóxicos, equipamentos médico-hospitalares, entre outros.