04 de Novembro de 2013 | Atualizado em 30 de Junho de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Categorização já atua nos municípios

O objetivo é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos

Uma equipe da Vigilância Sanitária do Estado está em Parnaíba para dar continuidade a proposta de categorização dos serviços de alimentação no Piauí. É que os profissionais da DIVISA vão ministrar o Curso de Boas Práticas de Manipulação para o Setor Regulado. “O curso será para aqueles estabelecimentos que aderiram ao projeto da categorização e também para aqueles estabelecimentos que não estão participando da proposta, mas que tem interesse em melhorar a qualidade dos seus serviços que oferecem para a população”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Ao todo, 25 estabelecimentos aderiram a categorização em Parnaíba. A ideia da proposta é classificar os serviços de alimentação com base em um instrumento de avaliação que prioriza os aspectos de higiene de maior impacto para a saúde. Essa classificação ficará disponível ao consumidor, dando a oportunidade de que o mesmo conheça a qualidade sanitária dos serviços de alimentação que ele utiliza.

No Piauí, participam do projeto os municípios de Parnaíba, Teresina, Pedro II, São João do Piauí, Oeiras, Luís Correia e São Raimundo Nonato.

O objetivo é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos com a conscientização do cidadão e da responsabilização do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras definidas pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. “A nossa intenção é dar segurança ao consumidor e incentivar os estabelecimentos para que tenham qualidade no serviço oferecido, evitando assim, qualquer tipo de dano a população”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

 

Com Informações da Anvisa